editora Escala
 
ReportagensVoltar à Home
 
 
Matéria de Capa

Momento de oportunidades


Empresas de todo o País podem lucrar com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, para isso, é preciso preparação e qualificação dos serviços e profissionais. Novas possibilidades de negócios surgem com grandes chances de sucesso para quem anseia empreender


Segundo pesquisa desenvolvida pela Ernest & Young sobre as movimentações para os grandes eventos, estima-se que os investimentos para a Copa e Olimpíadas no Brasil irão gerar uma renda de R$ 63,48 bilhões, o que influenciará todos os mercados, especialmente os de turismo e de serviços. De acordo com o mapeamentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV), haverá possibilidades de negócios para pequenos empreendimento antes, durante e após o evento esportivo.

O Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Cidades-Sede aponta quais são os requisitos obrigatórios e classificatórios que devem ser cumpridos para que os empresários possam garantir seu espaço no mercado. Os nove setores da economia que oferecem oportunidades de negócios para pequenas empresas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 são: turismo, produção associada ao turismo (que inclui gastronomia, artesanato e toda a economia criativa), tecnologia da informação e comunicação, construção civil, comercio varejista, serviços, têxtil e vestuário, madeira e móveis; e agronegócio.

Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, a instituição criou um programa, o "Sebrae 2014", para reunir todas as ações da instituição voltadas para a Copa do Mundo. "A primeira ação do programa foi realizar um mapeamento de todas as oportunidades que serão geradas para os pequenos negócios antes, durante e depois do evento. Encontramos um total de 930 oportunidades que serão geradas".

As oportunidades foram retiradas de uma lista de atividades nas quais essas empresas podem investir com grande chance de sucesso. Esses segmentos incluem as compras governamentais (com as garantias previstas na Lei Geral da Micro e Pequena Empresas) e os negócios diretamente com o mercado - que representam a maior parte das oportunidades.

E não apenas as empresas devem se preparar, mas os trabalhadores têm a oportunidade de alavancar a carreira. Estima-se que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 possam gerar 250 mil empregos diretos e um volume ainda maior de empregos temporários, sendo primordial estar qualificado para conseguir uma boa colocação profissional.

Para o advogado, mestre e especialista em Tributos, Edson Pinto, não é somente a expectativa no que se refere à injeção de dinheiro na economia que alimenta o mercado, mas também "as previsões muito positivas em relação à geração de empregos, pois há estudos feitos a esse respeito que avaliam a criação de mais de três milhões de novos postos de trabalho a serem abertos com a realização desses eventos", que, em sua opinião, é muito positivo para o crescimento do País. "Acredita-se que o governo conseguirá arrecadar quase cinco vezes a mais o que gastará com a realização desses eventos", estima o doutor.

FUNDAMENTAIS NO ATUAL MOMENTO DO MERCADO ESPORTIVO

1. NOVA CONSCIÊNCIA DE INVESTIMENTO: o Brasil precisa urgentemente criar uma nova consciência de investimento no esporte. Formar um atleta para ele ganhar uma medalha nas Olimpíadas ou ser um Campeão Mundial de Futebol é um longo caminho. Por falta de metodologia de retorno de investimento, muitas empresas preferem investir em atletas prontos que já superaram enormes dificuldades para atingir aquele reconhecimento. Aqui temos um trabalho enorme dos formadores de opinião do esporte para mudar esse cenário.
2. AUMENTO DE CAPTAÇÂO DE TALENTOS: Com melhores investimentos em diversos esportes, vamos descobrir outras modalidades que podem ser atrativas para o nosso País. Vejam o trabalho sério que o Banco do Brasil e a CBV realizaram no vôlei há 15 anos, investindo em talentos da base em diversas cidades. Hoje, esse esporte tem uma média de público fiel e altíssima nos torneios ao longo do ano. Nosso País tem muitos talentos para o rúgbi, esgrima, saltos ornamentais, atletismo e outros.
3. SURGIMENTO DE NOVAS PROFISSÕES E EMPRESAS: nos Estados Unidos, a cadeia de suprimento ao redor dos grandes eventos esportivos e até mesmo de apoio a cada esporte é muito grande! Aqui no Brasil vamos descobrir novas profissões na área médica, tecnologia, segurança, alimentação, suprimentos, turismo e logística! Os nossos empreendedores terão uma "mina de ouro" pelos próximos anos.

FONTE: RODRIGO GEAMMAL, DIRETOR EXECUTIVO DA ELOS CROSS MARKETING


PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | Próxima >>
 
 
Matérias Relacionadas
     
 
Visão Jurídica :: Reportagens :: ed 98 - 2014
Casos de família
 
Visão Jurídica :: Reportagens :: ed 98 - 2014
Momento ideal
 
Visão Jurídica :: Reportagens :: ed 98 - 2014
Análise minuciosa
 
     

 
Edição 63 | EXPEDIENTE
Assine Agora
Anteriores
 
Newsletter
 
Receba Gestão & Negócios em primeira mão!
Cadastrar
 
+ Lidas

Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 29 - 2011
Como obter capital para abrir seu negócio?


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 47 - 2012
O valor do bom gestor


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 33 - 2011
Viagens corporativas


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 32 - 2011
Competência profissional: o que é isso?


 

Feiras e Eventos

19/08/2010
Hospedagem


19/08/2010
Curso


19/08/2010
Programa de Trainee


 
 
Assine Carreira & Negócios
 
Exclusivo na revista
     
  Negócio acessível para todos
Franqueadoras investem em serviços para pessoas portadoras de deficiência e conquistam espaço com uma receita básica: o respeito e a dedicação aos clientes

 
  Um novo caminho
Cursos oferecem conteúdos customizados e propiciam ganhos estratégicos, de produtividade e competitividade no mercado


 
Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS