editora Escala
 
ReportagensVoltar à Home
 
 
Capa | Empreendedorismo

Uma ideia na cabeça, pouco dinheiro no bolso


Pensar em um produto ou serviço criativo para abrir o próprio negócio é o menor ou o maior dos problemas hoje? Não será o grande desafio dos empreendedores as burocracias e questões financeiras?


texto de Pauline Machado

Já dizia Glauber Rocha: "Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão"! A frase do grande cineasta sintetizava o que era, segundo ele, o suficiente para fazer uma produção audiovisual. Se fizermos uma analogia com o mundo dos negócios, talvez não seja possível dizer o mesmo. Será que ter uma boa ideia é o suficiente para começar uma pequena ou média empresa? Ou é imprescindível ter uma ideia na cabeça, mas, também dinheiro no bolso? É o que vamos saber acompanhando a matéria de capa desta edição. Especialistas falaram com exclusividade à Gestão&Negócios sobre as possíveis alternativas para aqueles que queiram iniciar uma empresa, mas não têm capital suficiente para dar o primeiro passo. Como incentivo, ouvimos também o legado de pequenos e médios empresários que seguiram os seus sonhos, enfrentaram as dificuldades e conseguiram abrir e manter suas empresas gastando pouco. Acompanhe e bons negócios!

VANTAGENS DO GEOMARKETING

O geomarketing pode ser utilizado de várias formas e é mais do que uma ferramenta, é um conceito que utiliza o componente da localização para gerar resultados. Podemos pensar desde ações usando o Foursquare (rede social com foco em geolocalização), até utilizar os dados geográficos e enriquecê-los com outras fontes de dados, transformando estas informações em um novo tipo de conhecimento sobre prospects e clientes. Porém, exigem trabalho constante e manutenção da relação.

FONTE: ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING (ESPM)

ANTES DE DAR O PRIMEIRO PASSO
Você pode ter uma ideia na cabeça, mas como é sua sempre tende a achar que é a melhor ideia, não é? Mas, como saber se a ideia é realmente viável para se tornar um bom negócio? Esta deve ser a primeira coisa que o futuro novo empreendedor deve ter em mente, orienta o Venture Corp da Endeavor, sócio da Sixpix e autor do livro "Empreender não é brincadeira!", da Editora Campus e co-autor do livro "Empreendedorismo Inovador/Evora", Bob Wollheim. "A pessoa tem que ter certeza que a ideia é boa. Um jeito simples de fazer isso é tentar matar a ideia, ou seja, tentar encontrar barreiras, dificuldades, concorrentes, etc, que não permitirão que ela aconteça", acredita.

Ele diz que se a ideia passar é importante fazer duas coisas: desenhar um plano de negócios bem simples, mas direto, contudo, que mostre como a coisa pode funcionar, quanto pode faturar e quanto pode custar. "Aí, dobre os custos e corte os faturamentos pela metade, e você terá um plano de negócios realista. A outra coisa a fazer é conversar com muita gente, explicar a ideia e conversar sobre a viabilização da mesma. É importante abrir o leque e falar com amigos, executivos, empreendedores, investidores, gente de mercado, para que as ideias de como viabilizar o negócio possam aparecer, seja com um sócio, seja com um investidor ou até mesmo com um cliente", orienta o executivo.


PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | Próxima >>
 
 
Matérias Relacionadas
     
 
Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 63 - 2014
Foco
 
Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 63 - 2014
Serviços de excelência na Copa do Mundo no Brasil
 
Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 63 - 2014
Gestores de empresas familiares brasileiras devem viajar para o exterior
 
     

 
Edição 63 | EXPEDIENTE
Assine Agora
Anteriores
 
Newsletter
 
Receba Gestão & Negócios em primeira mão!
Cadastrar
 
+ Lidas

Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 47 - 2012
O valor do bom gestor


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 29 - 2011
Como obter capital para abrir seu negócio?


Carreira & Negócios :: Reportagens :: ed 18 - 2010
Hoje a festa é deles


Carreira & Negócios :: Mapa da Mina :: ed 40 - 2012
Praticidade e comodidade em domicílio


 

Feiras e Eventos

19/08/2010
Hospedagem


19/08/2010
Curso


19/08/2010
Programa de Trainee


 
 
Assine Carreira & Negócios
 
Exclusivo na revista
     
  Negócio acessível para todos
Franqueadoras investem em serviços para pessoas portadoras de deficiência e conquistam espaço com uma receita básica: o respeito e a dedicação aos clientes

 
  Um novo caminho
Cursos oferecem conteúdos customizados e propiciam ganhos estratégicos, de produtividade e competitividade no mercado


 
Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS